Dicas para mulheres viajarem sozinhas com segurança

Viajar sozinha é uma experiência empoderadora que toda mulher deveria tentar, ao menos uma vez na vida! Trata-se de uma jornada de autoconhecimento, um desafio que vai além do lazer, desenvolvendo sua confiança e independência. Mas, sair de casa sem companhia não significa ficar sozinha durante todo o passeio. Este tipo de viagem, justamente, facilita interações com pessoas diferentes, promovendo novas amizades!

A insegurança, no entanto, é um grande bloqueio para muitas mulheres conquistarem este sonho. Mesmo assim, de acordo com um levantamento da Airbnb, as brasileiras são a segunda nacionalidade de mulheres que mais viajam sozinhas, ficando apenas atrás das japonesas. Em comemoração ao Dia das Mulheres (08/03), vamos mostrar cinco dicas para superar o medo de ir sozinha e fazer uma viagem fantástica desacompanhada!

mulher viajar sozinha

1. Planeje-se antes de partir
Quanto mais informações você tiver antes de partir, mais segura será sua viagem. Existe uma infinidade de informações sobre qualquer lugar no mundo na internet. Pesquise a fundo sobre os locais que você pretende visitar, como o funcionamento do transporte e eventuais gastos. Também deixe uma cópia do seu roteiro com familiares ou amigos, informando-os sobre datas, locais e hotéis em que você estará. Por fim, reserve seu quarto com antecedência!

2. Documentos à mão
Faça uma cópia dos seus documentos, deixando-os sempre à mão. O ideal é comprar uma doleira para carregar sua identidade, cartão de crédito e dinheiro. Essa pochetinha é ótima por ser mais discreta e não chamar a atenção.

3. Vá de hostel
Os hostels normalmente possuem mais vantagens para viajantes solos, principalmente pelo menor custo e segurança. Existem quartos compartilhados femininos, que reduzem bastante o preço da diária. Contudo, caso preferir, o Hostel Roma também oferece quartos individuais com banheiro privativo. Clique aqui para saber mais sobre os tipos de hospedagem.

mulher viajar sozinha

4. Siga em passos firmes
Ao andar na rua, mesmo em um bairro mais tranquilo, esteja sempre atenta. Caminhe confiante e com passos firmes. Mostre que tem um objetivo e sabe para onde vai. Caso precisar checar o mapa no celular ou ligar para alguém, entre em um comércio ou outro local fechado.

5. Viaje Leve
Leve apenas o necessário, deixando objetos de maior valor em casa. Não exagere na hora de fazer a mala. A última coisa que você precisa é arrastar uma mala gigante por onde quer que vá.

Seguindo estas dicas, você não terá com o que se preocupar. Viaje, experimente, conheça, se divirta e faça tudo de novo!